Vinte e duas pessoas morreram por acidentes laborais no país em 2021


Foto: O País

O país registou 22 mortes por acidentes de trabalho em 2021. Os sectores de construção civil, indústria transformadora e mineração são os que registam o maior número de acidentes de trabalho, segundo o Ministério do Trabalho. No mesmo período, foram comunicados 602 acidentes de trabalho, sendo 266 nos três ramos de actividades.

Em 2021, foram registadas 22 mortes por acidentes de trabalho em todo o país. Entretanto, os números podem não reflectir a realidade, segundo avançam as autoridades, uma vez que as próprias empresas é que devem reportar a ocorrência de acidentes laborais ao Ministério do Trabalho e Segurança Social, através da Inspecção-Geral de Trabalho.

“Uma vez ocorrido um acidente de trabalho, a empresa tem um tempo determinado para fazer a comunicação, daí que nós temos esse número de 6002 acidentes ocorridos em todo o país, na certeza de que, eventualmente, possam ter ocorrido muito mais acidentes laborais do que estes números”, explicou Domingos Sambo, Inspector-geral.

Domingos Sambo diz ter constatado que, apesar do terrorismo que assola alguns pontos do norte do país, as empresas que lá operam garantem a protecção dos trabalhadores.

“Nas zonas afectadas pelo terrorismo – feliz ou infelizmente, há duas semanas estive em três dessas empresas – são empresas que estão em actividades normais. Onde quer que seja ou se realize a actividade laboral, é necessário que se observem as condições de higiene e segurança no trabalho, porque é mediante essas condições que garantimos que não haja acidentes laborais e haja maior produtividade”, acrescentou.

Foi lançada, esta segunda-feira, a segunda edição do concurso de boas práticas de segurança e saúde no trabalho, que vai decorrer de Outubro a Dezembro do ano em curso.