HCM ainda sem sangue para quadra festiva









O Hospital Central de Maputo ainda não tem stock de sangue para responder à procura, durante a quadra festiva que se aproxima. Segundo a Direcção do Banco de Sangue, o líquido doado serve apenas para responder à procura diária.

Com as festas de Natal e fim de ano que se aproximam, o número de vítimas de acidentes de viação e com necessidade de transfusão de sangue no Hospital Central de Maputo aumenta.

Falando a jornalistas, esta segunda-feira, Emília Jeque, representante da Direcção Clínica, explicou que a maior unidade sanitária do país necessita, em média, de 150 unidades de sangue por dia para responder à procura.

“Apelo às pessoas para que venham doar sangue. Temos feito campanhas e feiras, mas o sangue ainda não tem sido suficiente”, disse Emília Jeque.

Com a redução do número de dadores, o líquido vital serve apenas para responder à procura diária. Esta constitui uma preocupação para o Banco de Sangue, que ainda não tem stock para responder às necessidades da quadra festiva.

“Neste momento, temos quantidades insuficientes que dão somente para colher e satisfazer as necessidades do dia. Já devíamos ter sangue em reserva e estaríamos a fazer trocas. Devíamos ter entre 400 e 500 unidades reservadas”, explicou Jeque.

A representante da Direcção Clínica destacou que a eclosão da COVID-19 é que ditou a redução da adesão de dadores.