Bias satisfeita com nível de cooperação entre Moçambique e Turquia

 


A Presidente da Assembleia da República (PAR), Esperança Bias, mostrou-se satisfeita com as profícuas relações de amizade e cooperação entre Moçambique e Turquia que duram desde o tempo da luta pela independência nacional.

A PAR manifestou este sentimento durante uma audiência de cortesia que concedeu, hoje, em Maputo, ao embaixador da Turquia, acreditado na República de Moçambique, Avni Aksoy, enquadrada no âmbito da apresentação do diplomata ao Parlamento.

Por esta ocasião, a PAR solicitou ao diplomata para, na qualidade de representante do Estado da Turquia em Moçambique, que trabalhasse no sentido de incrementar as relações de cooperação existentes entre os dois países e povos, incluindo a área parlamentar.

Por seu turno, o embaixador da Turquia em Moçambique disse que o seu país pretende ver melhoradas as relações de amizade e cooperação existentes entre os dois países nas vertentes económica e comercial, com a criação de uma Embaixada de Moçambique na cidade capital da Turquia, Ancara.

“Além das áreas comercial e económica, temos o campo de luta contra o terrorismo em Cabo Delgado que pretendemos ajudar Moçambique a combater os insurgentes, pois sabemos o quão é importante para o país”, disse Aksoy, acrescentando que “a Turquia pretende investir nas áreas da agricultura, turismo e do desenvolvimento industrial, levando empreendedores moçambicanos para que haja um ganho mútuo entre os dois países”.


Fonte: O pais