Uma viagem às origens para homenagear Samora Machel







A Associação Machel Fidus foi à terra natal do primeiro Presidente de Moçambique para plantar árvores e lançar a iniciativa Rapariga Nota 20 por ocasião da passagem dos 36 anos após a morte de Samora Machel.

Passam-se 36 anos após a tragédia de Mbuzine que matou o primeiro Presidente de Moçambique independente. Para assinalar a data, a Associação Machel Fidus foi à terra natal de Samora.

No posto administrativo de Chilembene, província de Gaza, havia crianças, a quem Machel chamou de flores que nunca murcham, membros da Associação Fidus, parceiros e Governo local à espera do momento solene de homenagem ao antigo estadista.

Foi pelas mãos dos petizes que a coroa de flores foi depositada no monumento construído em homenagem a Samora Moisés Machel.

Depois disso, a chefe da localidade de Chilembene, Esperança da Piedade José, destacou as qualidades de Samora Machel. “Ele era um homem político, gostava da verdade, era justo e gostava das crianças, as flores que nunca murcham. A mensagem que eu deixo à sociedade em geral é que devemos continuar com os feitos do Presidente Samora Machel”, apelou a chefe da localidade de Chilembene.

Depois da deposição da coroa de flores, fez-se o lançamento da iniciativa “Rapariga Nota 20”, que visa reter crianças na escola. “A ideia é que, no universo de 100 escolas numa primeira fase, sejam três mil raparigas, mas queremos que este vá crescendo”, disse Feliciano Cuamba, director de programas no Movimento pela Cidadania.

Na iniciativa, “Um Gesto, Um Sorriso”, a Associação Machel Fidus fez o plantio de fruteiras na Escola Secundária de Chilembene. “Decidimos trabalhar na Escola Secundária de Chilembene com as crianças que nunca murcham, que são as crianças de Samora e plantar árvores para que elas (as árvores) não murchem. Nós achamos que esta é uma maneira de contribuirmos para o nosso ambiente e sabemos que está com problemas muitíssimos graves”, justificou Malenga Machel, filho do antigo Presidente da República, Samora Moisés Machel.

As crianças tiveram, ainda, um momento para aprender mais sobre o meio ambiente de forma descontraída com o ambientalista Carlos Serra.