Rishi Sunak indigitado Primeiro-ministro britânico


Rishi Sunak é novo primeiro-ministro do Reino Unido. O novo chefe do governo britânico diz que sua prioridade é devolver a estabilidade económica e unir o país com acções concretas.

Rishi Sunak tornou-se, esta terça-feira, no septuagésimo oitavo primeiro-ministro do Reino Unido, após ser indigitado pelo Rei Carlos terceiro.

No seu primeiro discurso, o novo chefe do governo britânico comprometeu-se a trabalhar para ultrapassar a crise económica, motivada pela COVID-19 pela guerra na Ucrânia.

Rishi Sunak prometeu, ainda, unir o país “com acções, e não com palavras”.

Ainda no seu discurso, o primeiro-ministro reconheceu ter havido erros cometidos pela sua antecessora, Liz Truss, tendo garantido que vai trabalhar para corrigi-los.

Foram cometidos alguns erros, mas não por más intenções. Foi-me eleito líder do partido e vosso Primeiro-ministro, em parte, para os corrigir, e esse trabalho começa imediatamente, frisou Rishi Sunak.

Face às dificuldades que o país enfrenta, o novo chefe de Governo do Reino Unido disse que não se vai deixar intimidar e garante que vai governar com integridade, segundo as “melhores tradições” do Partido Conservador.

Sunak aproveitou a ocasião para prestar homenagem a Boris Johnson “pelas suas incríveis conquistas como primeiro-ministro”